sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Crianças que brincam com barro e areia ficam mais fortes e saudáveis, explica médica

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Um dos maiores dilemas na educação de uma criança pequena é entender o quanto você pode deixar ela se sujar com segurança, sem que a exponha a qualquer risco à saúde. Pois, já se sabe que deixar as crianças entrarem em contato com os micro-organismos presentes na natureza estimula o desenvolvimento da imunidade natural dos pequenos.

Por que isso acontece?

Esse contato das crianças com os micro-organismos presentes na natureza promove o desenvolvimento de anticorpos no corpo e aprimora a capacidade de ele combater germes e bactérias, aumentando a resistência das crianças às infecções. Ou seja, um pouquinho de sujeira não faz mal a ninguém.
De acordo com a pediatra Maria Júlia Carvalho, o contato com a “sujeira” do meio ambiente, como terra, barro, argila e areia fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e diversas alergias. “No meio ambiente existem inúmeros agentes e micro-organismos que ajudam a amadurecer as funções do sistema imunológico, protegendo o organismo e fortalecendo a saúde da criança”.
Por isso, os pais devem proporcionar as condições para que esse contato ocorra naturalmente, não impedindo que seus filhos desfrutem dos momentos ao ar livre, de brincadeiras no quintal e pátio, ou mesmo na calçada da rua ou chão de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário