sábado, 29 de abril de 2017

Novo surto de escarlatina, uma doença perigosa que ataca nossos filhos: Conheça os sintomas

sábado, 29 de abril de 2017

A doença que matava muitas crianças retorna. Todos os pais devem estar alertas e detectar os sintomas da escarlatina.
Apesar dos grandes esforços de todos os pais, para cuidar da saúde de seus filhos, é quase impossível evitar que eles fiquem doentes, especialmente em épocas de calor ou frio extremos, onde é comum contrair doenças virais.
A escarlatina é uma bactéria estreptococos do grupo A, que se aloja na garganta e na pele. Você pode se contagiar facilmente se tiver algum tipo de contato com gotas de saliva infectadas de qualquer pessoa que tossir ou espirrar muito perto. Se, por engano, tocar a boca, nariz ou os olhos, ou tomar do mesmo copo de uma pessoa contagiada, é provável que também fique doente.
Há muitos anos a escarlatina era uma doença muito grave, que atacava crianças de 2 a 10 anos que causava a morte. No entanto, há um ano o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos reportou o surgimento de um novo surto.
Atualmente, é recomendável continuar alertando os pais para identificar os sintomas e assim evitar sofrer consequências. Felizmente, se a doença for detectada a tempo é possível controlá-la através da administração de antibióticos.
Detecte-a a tempo

Geralmente, começa como se fosse um resfriado comum, com febre e dor de garganta, apresentando calafrios, vômitos e dor abdominal. Quando se trata de uma infecção como a escarlatina existem sintomas que descartam uma simples gripe, como:
Febre
Língua coberta com uma camada branca ou vermelho com pequenas protuberâncias e aparência inchada
Garganta e amígdalas avermelhadas e doloridas
Erupções no pescoço, axilas, virilha ou abdómen (causada pelo veneno que as bactérias contraem)
As protuberâncias com aparência de manchas vermelhas, planas e pequenas que se transformam em protuberâncias ásperas como uma lixa.
Rosto, joelhos, axilas e cotovelos avermelhados
Boca pálida

Nenhum comentário:

Postar um comentário