domingo, 5 de março de 2017

O amor não mantém ninguém junto se não houver vontade, reciprocidade e outras coisas mais

domingo, 5 de março de 2017

Dia desses percebi o quão egoístas ainda somos quando se trata de amor. Algumas pessoas acham estranho quando, depois de um término, o casal mantém aquele sentimento de respeito. Geralmente as pessoas acreditam que se existe carinho e respeito mesmo depois de um término significa que o casal ainda se gosta e que por isso, eles escondem uma vontade de tentar outra vez, como se términos tivessem que ser obrigatoriamente uma catástrofe, como se o único motivo para acabar algo fosse a ausência do amor, quando na verdade, existem muitos outros motivos para que uma relação chegue ao fim. O amor não mantém ninguém junto se não houver vontade, reciprocidade e outras coisas mais. Amor é apenas um sentimento no meio de tantos outros e ele sozinho não faz milagre. A gente que ainda não entendeu isso.
A gente costuma acreditar que as relações não chegam ao fim se o amor não ser o primeiro sentimento a morrer, como se os finais tivessem que acontecer somente quando um não suporta mais olhar na cara do outro, quando um lado sai literalmente machucado enquanto o outro lado ri. A gente acredita que algo só precisa acabar quando o amor chega ao fim, mas a verdade é que a gente pode continuar amando alguém e não continuar com essa pessoa por não gostar de estar mais com ela, por não enxergar mais motivos para estar ali.
Eu por exemplo, já amei alguém incondicionalmente mas cheguei num ponto em que não me fazia bem, eu não enxergava motivos para permanecer mesmo que a minha vontade fosse de ficar. Eu já amei alguém e precisei ir porque o meu amor não foi o suficiente, porque faltava carinho, faltava respeito e consideração. Mesmo amando muito eu precisei dizer: "a gente precisa parar de insistir nisso e se machucar, a gente precisa admitir o fato de que a gente não se faz mais bem, que não estamos tão preocupados em manter as coisas no lugar porque a gente se acostumou com a nossa bagunça. A gente precisa pôr um fim". E assim fizemos, porque amor ainda existia, mas não tinha mais vontade.
Foi um fim que precisei colocar para me manter de pé e continuar sozinho. Foi um fim que precisei aceitar para não desacreditar no amor, doeu pra caralho porque era algo que eu queria ter, era alguém que eu queria do meu lado e eu estava abrindo mão.  Mas apesar de tudo, foi esse fim que me ensinou muita coisa e respondeu muitas perguntas que eu não entendia sobre o amor.
Aprendi que amor é aquele sentimento que permanece dentro da gente, estando ou não com o outro. Amor é respeito pelo que foi vivido, é desejar boa sorte ao outro mesmo que ele não esteja mais ao teu lado. Amor é torcer para que o outro amadureça, para que ele não cometa os mesmos erros que cometeu contigo com a outra pessoa. Amor é esperar que o outro cresça e que possa voltar a sentir o amor novamente. Amor é, mesmo com vontade de que o outro estivesse com você, desejar que ele possa ser feliz com outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário