domingo, 12 de março de 2017

Dandara dos Santos foi alvo de linchamento após boato, diz Polícia

domingo, 12 de março de 2017

“Pega ladrão”. O grito teria sido mais um agravante que motivou a morte brutal da travesti Dandara dos Santos, caracterizada pela delegada Arlete Silveira como crime de “preconceito, ódio e atordoamento”. Com a apreensão de um adolescente de 17 anos e a prisão de Rafael Alves da Silva Paiva, 21, a Polícia Civil colheu mais depoimentos e obteve a informação de que moradores seguiram falso alerta de roubo. Esse boato teria feito com que pessoas se reunissem para agredir e humilhar Dandara.
Conforme a delegada, os suspeitos que prestaram depoimentos afirmaram que Dandara teria praticado roubos e furtos no bairro. Porém, conforme a delegada, a informação é falsa e teria servido para incitar a violência.
“A vítima não tinha passagem pela Polícia, não tinha antecedente, era querida na comunidade. O que acontece é um atordoamento. Uma pessoa chega e diz ‘pega ladrão’. As pessoas começam a correr, entram no tumulto e começam a agredir a vítima”, descreve Arlete. As informações foram divulgadas ontem.
A pessoa responsável por gritar “pega ladrão” contra Dandara foi identificada e segue foragida.
Transfobia
A delegada explica que as linhas de investigação continuam, pois as condutas dos suspeitos serão individualizadas. Para Arlete Silveira, é clara a conotação transfóbica na ação, pois a todo o momento a vítima é humilhada pela condição de travesti. “No vídeo é claro. O preconceito está ali. O preconceito, o ódio, o atordoamento”.
Há três adultos presos pelo crime e quatro adolescentes apreendidos. Há ainda três mandados de prisão em aberto. Segundo o titular do 32º Distrito Policial, delegado Bruno Ronchi, além da pessoa que iniciou o boato, a Polícia identificou mais três supostos envolvidos que estão foragidos. Porém, os depoimentos têm apontado que mais gente pode ter tido participação.
O crime aconteceu em 15 de fevereiro e foi registrado em vídeo que se tornou público há uma semana. Nas imagens, Dandara é alvo de chutes, tapas, golpes com madeira e é alvo de insultos. “A ‘mundiça’ tá de calcinha e tudo”, zomba a pessoa que filma. Ao final, ela é jogada em um carrinho de mão. A filmagem não mostra, mas a perícia revelou que ela ainda foi apedrejada e executada a tiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário