quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Após morte de tia, mulher passa a criar nove primos no Tocantins

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Uma moradora de Porto Nacional, a 52 km de Palmas, tomou uma atitude corajosa após a morte de uma tia. Vaneli dos Santos passou a criar nove primos de uma só vez porque, segundo ela, o pai dos garotos não tem condições para criá-los.
Vaneli é copeira em um hospital e recebe um salário mínimo por mês. Ela, que já tinha uma filha de 9 anos para cuidar, está tendo que se adaptar à nova realidade. Precisou mudar de casa e se adequar à rotina.
A decisão de ficar com os garotos foi tomada durante o velório da tia, no dia 26 de maio. A mulher morreu vítima de doença de Chagas. O principal transmissor da doença é um percevejo popularmente conhecido como barbeiro ou chupão.
"Devido eu ter visto a situação em que eles se encontravam no assentamento onde eles moravam. A casinha muito precária, tudo bem desorganizado. Eu cheguei a conclusão que do jeito que eu vi, eles não iriam ficar bem", explicou.
Após manifestar o desejo de ficar com os primos, a mulher recebeu a guarda provisória deles. Os garotos chegaram à casa de Vaneli sem documentos pessoais. No ano passado a casa onde eles moravam pegou fogo e perderam praticamente tudo. Com a ajuda de assistentes sociais, eles fizeram os documentos.Os que já estão em idade escolar passaram a frequentar a escola.
Adoção 9 crianças (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Ela acolheu três meninas, de 16, 14 e oito anos, e seis meninos, de 15, 13, 12, cinco e dois anos, além de um bebê de nove meses.
"Pela pouca convivência já vi que eles são muito interessados nos estudos. Estavam radiante porque iam para o colégio", argumentou Vaneli. Eles começaram a estudar .
A assistente social, juntamente com a Prefeitura de Porto Nacional e o Conselho Tutelar acompanham o caso.
A história se espalhou nas redes socais. Comovidas, muitas pessoas têm doado alimentos e roupas. "Não faltou, graças a Deus, e nem vai faltar. Quem tem Deus na vida está seguro", disse confiante a mulher, que agora é mãe de 10 filhos.
Chagas
A doença de Chagas é transmitida pelo barbeiro, que é um inseto endêmico na América Latina e que se oculta principalmente nas casas de barro nas quais vivem muitas pessoas das áreas rurais.
Conforme informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a doença é causada por um protozoário, o trypanosoma cruzi. Ele é transmitido durante a alimentação do barbeiro, que suga o sangue das "vítimas". Quando o inseto termina de se alimentar, ele defeca, eliminando os protozoários e colocando-os em contato com a ferida e a pele da vítima. Outra forma de adquirir a doença é pela ingestão de alimentos contaminados com insetos triturados ou com os dejetos deles

Nenhum comentário:

Postar um comentário