quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

10 dicas para prevenir a infecção urinária

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

80% das mulheres têm infecção urinária, mas pode ser prevenida.

Quando a vontade de fazer xixi fica frequente e vem acompanhada de dor, fique esperta, você pode estar com infecção urinária, pois esses são os principais sintomas. De acordo com pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, com o apoio das Secretarias de Saúde de cada estado, a doença que atinge cerca de 80% das mulheres e deixa aproximadamente 9 mil pessoas por dia internadas em hospitais públicos do país.
Infecção urinária, ou Infecção do Trato Urinário (ITU) são nomes mais comuns da cistite, que pode se dar na uretra, bexiga, rins ou ureteres, mas é comum no baixo trato, bexiga e uretra. A mulher é mais suscetível por causa da anatomia do corpo feminino, que possui a uretra mais curta e proximidade entre a vagina e o ânus. “Isso acontece porque a uretra feminina, por onde sai o xixi, mede cerca de 5 cm. Nos homens, a uretra chega a 22 cm. Ou seja: as bactérias que provocam a infecção percorrem, nas mulheres, um caminho bem mais curto até chegar à bexiga”, explica a ginecologista Lícia Costa.
Todo cuidado é pouco, porque muitos casos levam a óbito. Se você estiver grávida, o alerta deve ser redobrado. A infecção urinária pode ser silenciosa e muito comum neste período, por causa das alterações funcionais e anatômicas dos rins e das vias urinárias. Portanto, o pré-natal deve ser feito corretamente, para que o médico possa sinalizar qualquer coisa errada que esteja acontecendo durante a gravidez e, assim, proteger a saúde do bebê e da mãe.
A médica ensina como prevenir:
  1. Para evitar a infecção urinária é preciso realizar higiene adequada, especialmente, antes e após a relação sexual.
  2. Ao higienizar a região íntima feminina, fazê-lo sempre no sentido da frente para trás.
  3. Ingerir bastante água evitando líquidos alcoólicos durante todo o dia;
  4. Evitar segurar a urina;
  5. Evitar relações sexuais desprotegidas;
  6. Tomar banho com água corrente, temperatura não elevada e pouco sabonete;
  7. Evitar as roupas muito justas e as de fibras sintéticas;
  8. Evitar o uso de biquíni molhado por longos períodos;
  9. Trocar frequentemente os tampões e os absorventes no período menstrual;
  10. Evitar alterações radicais na dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário