Sob tensão
Em doses adequadas, os hormônios adrenalina e cortisol são benéficos para nós. Isso porque são responsáveis por manter o corpo alerta e aumentar a capacidade de concentração, aprendizado e memória. Algumas reações estressantes também podem ser positivas, uma vez que anunciam uma situação de perigo e preparam o corpo para atacar e se defender.
Corra atrás do prejuízo!
Corra atrás do prejuízo!
Combater as tensões cotidianas pode ser mais simples do que parece. De acordo com a cardiologista e médica ortomolecular Heloísa Rocha, controlar a ansiedade – e, consequentemente, os níveis de adrenalina e cortisol circulando no corpo – só depende de uma mudança de hábitos. “É muito importante reservar um tempo do seu dia para praticar alguma atividade que lhe dê prazer e satisfação pessoal”, recomenda. Na lista, vale incluir exercícios físicos, alimentação balanceada e pobre em gorduras e açúcar, uma melhor organização dos compromissos e, claro, ouvir música, curtir bons momentos com a família, enfim, relaxar.
Tipos de estresse:
Há dois tipos de estresse, porém, ambos são prejudiciais à saúde. Quando o estresse crônico se instala, o corpo passa mais tempo convivendo com situações adversas. Daí, a importância de ser combatido o quanto antes.
ESTRESSE AGUDO: surge de um acontecimento traumático, como morte de pessoa querida, um assalto, uma doença grave na família e perdas em geral.
ESTRESSE CRÔNICO: é aquele que surge com situações cotidianas como trânsito caótico, problemas no trabalho, relacionamentos pessoais complicados.
Texto Redação Alto Astral
Consultoria Heloísa Rocha, cardiologista e médica ortomolecular
Link: http://www.altoastral.com.br/saude/estresse-como-combate-lo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário