domingo, 2 de outubro de 2016

Outubro Rosa: 10 sinais que podem indicar câncer de mama

domingo, 2 de outubro de 2016
O corpo humano é um complexo de sistemas que funcionam em harmonia, garantindo a saúde dos órgãos. Entretanto, às vezes, algumas funções do organismo são afetadas e, com isso, ocorre o surgimento de doenças. No caso do câncer de mama, a multiplicação anormal das células pode, à princípio, passar despercebida. Contudo, o corpo dá sinais de que tem alguma coisa errada acontecendo. Portanto, ficar atenta aos principais sintomas da doença garante maiores chances de cura.

mulher-cancer-mama-outubro-rosa-laco

Sinal de alerta: sintomas do câncer de mama

1. Nódulos: o sinal mais lembrado quando o assunto é câncer – independentemente da região afetada – é o surgimento de nódulos, que são pequenos caroços. Apesar de haver nódulos benignos, é sempre bom procurar ajuda médica ao detectar a presença de um deles.
2. Mudança no tamanho das mamas: perceber que um dos seios está maior que o outro, ou que ambos sofreram alterações no tamanho, é um dos sintomas que pode indicar câncer de mama. Portanto, esse fator requer atenção imediata.
3. Afundamento do mamilo: essa parte do seio não pode apresentar mudanças, principalmente se houver retração ou afundamento.
4. Dor: embora existam fatores que desencadeiem dores nas mamas (como o uso de pílulas do dia seguinte e pancadas no seio), esse sinal deve ser tratado com atenção. Quando o câncer começa a avançar, é muito comum sentir sensibilidade e dor nos seios ao tocá-los.
5. Alterações na pele: vermelhidão, feridas, aspecto de “casca de laranja” e mudanças de cor na região da mama precisam ser levados em conta, uma vez que a pele que cobre o seio também sofre alterações que alertam sobre a possível presença do câncer.
6. Secreção no mamilo: apesar desse fator, muitas vezes, ser algo normal do próprio organismo e desaparecer sozinho, também pode indicar câncer de mama. A atenção deve ser redobrada quando a secreção vier acompanhada de odor forte em um ou nos dois mamilos.
7.  Perda de peso inexplicável: emagrecer pode até ser a vontade de muitas mulheres, mas quando isso acontece sem nenhum tipo de esforço e de repente, é sinal de que o corpo está com alguma irregularidade. Nesse caso, marcar uma consulta com um especialista é indicado.
8. Coceira frequente: o câncer de mama pode causar coceira sem causa aparente tanto no seio como um todo quanto apenas no mamilo.
9. Inchaço do braço: principalmente a região das axilas pode ser afetada com os edemas. Por isso eles devem ser checados, mesmo que tenham causas variadas.
10. Formação de crosta: quando a pele que fica junto ao mamilo apresenta alterações, como crosta ou feridas, é possível que haja o diagnóstico de câncer de mama.

 Larissa Mortari

Nenhum comentário:

Postar um comentário