Viver um relacionamento abusivo pode ser devastador para uma mulher. Ter que lidar com um parceiro agressivo e obsessivo coloca a mulher em uma situação de extrema vulnerabilidade, medo, insegurança e até vergonha.
Infelizmente, as estatísticas sobre relacionamentos abusivos mostram que eles são assustadoramente comuns. Segundo a National Domestic Violence Hotline, uma em cada quatro mulheres será vítima de violência física grave em algum momento da vida.
Infelizmente, as estatísticas sobre relacionamentos abusivos mostram que eles são assustadoramente comuns. Segundo a National Domestic Violence Hotline, uma em cada quatro mulheres será vítima de violência física grave em algum momento da vida.
Confira neste texto os 8 sinais de que seu parceiro não te respeita e que você pode estar sendo vítima de violência:
1. Se o seu parceiro aparece em seu trabalho de surpresa ou chega à sua casa sem ser convidado, isso pode ser um indício de comportamento abusivo. Muitas mulheres experimentam esse tipo de situação quando rompem o relacionamento e o ex-namorado começa a aparecer sem um aviso prévio, criando cenas e forçando encontros. Esse tipo de ocorrência normalmente traz para a mulher uma sensação de sufocamento e perseguição.
2. Se o seu namorado se recusa a deixar sua casa quando você pede para ele sair ou fecha as portas para evitar que você saia, é hora de repensar a relação. Em alguns casos, as mulheres são ameaçadas e mantidas presas em momentos de brigas e discussões. Se isso acontecer, chame a polícia.
3. Se você já sofreu uma tentativa do seu parceiro de forçar o sexo ou usar agressão e coerção para manter relações sexuais, termine o relacionamento e denuncie o fato às autoridades. Essa ocorrência é mais comum do que possamos imaginar, principalmente para as mulheres casadas.
4. Se o seu parceiro sempre tenta te colocar para baixo e reclama se você não perde peso, se você corta o cabelo ou tenta mudar algo em sua aparência, isso significa que você está vivendo um relacionamento abusivo.
5. Se o seu namorado tenta controlar suas amizades e não te deixa sair sozinha, saiba que isso também significa uma violência contra a sua liberdade.
6. Se você é proibida de ter privacidade e seu namorado lê seus e-mails e mensagens instantâneas, você está sendo vítima de uma relação abusiva. Você não é obrigada a compartilhar suas senhas de Facebook e telefone.
7. Se o seu parceiro ameaça machucar a si mesmo caso você não faça o que ele quer ou use outras formas de manipulação, fique atenta e coloque fim ao relacionamento.
8. Se você tenta ignorar os comportamentos estranhos do seu parceiro e se engana achando que os abusos são normais, saiba que você pode estar correndo um sério risco. Se o seu namorado não aceita suas respostas negativas ou não responde quando você diz não para ele, fique atenta.
Se depois de ler esses 8 sinais, você achar que está em um relacionamento abusivo, procure ajuda imediatamente. Não se cale!
Apoiado!
ResponderExcluir