terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Filha casa em hospital para pai poder participar de cerimônia

terça-feira, 24 de janeiro de 2017
Para realizar o seu sonho de casar e viver esse momento ao lado da família, Kyvya Klyss Araújo, 26 anos realizou o seu casamento nesta quarta-feira (18), no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) onde seu pai está internado há cerca de um ano.

O Pai de Kyvya, o senhor José Carvalho de Araújo, 59 anos, está com muitas limitações, mas consciente e ficou muito emocionado e feliz durante a cerimônia.
José Carvalho sofre com uma esclerose laterial amiotrófica (ELA) que degenera progressivamente os neurônios motores no cérebro (neurônios motores superiores) e na medula espinhal (neurônio motores inferiores), ou seja, estes neurônios perdem sua capacidade de funcionar adequadamente (transmitir os impulsos nervosos)
Kyvya soube pela médica que seu pai não tinha condições de sair do hospital para participar de seu casamento. Assim, ela e o seu noivo  Helielson Cardoso Santos, 26 anos, decidiram fazer a celebração do casamento no hospital, na beira do leito em que seu pai se encontra internado. 
"Quero meu pai ao meu lado em um dos momentos mais especiais da minha vida. Íamos casar em 2015, mas com o a descoberta da doença decidimos adiar para que pudéssemos focar na recuperação dele. Entretanto, a vida nos reservou outro caminho e para que ele pudesse viver esse momento, assim como ele também sonhou em participar, vamos na medida do possível, fazer desse sonho uma realidade”, disse a filha.
O neurologista Francieli Goulart Ribeiro, que faz o acompanhamento do pai de Kyvya confirmou que José Carvalho possui uma doença neurológica degenerativa que evoluiu com comprometimento respiratório que fez o paciente ficar dependente do respirador, mas consciente, orientado e completamente lúcido. O médico ressaltou que o atendimento do pedido da família aconteceu por a equipe acreditar que seria importante que o paciente vivesse esse momento e por isso organizaram um plano-tarefa para que o casamento fosse executado da melhor forma possível, mas sempre pensando no bem-estar do pai da noiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário