domingo, 19 de março de 2017

O jovem que viveu dois meses enclausurado em seu próprio corpo e se recuperou para contar a experiência

domingo, 19 de março de 2017
"Lembro-me de ir a uma festa e depois lembro-me de voltar para casa", afirma Juan Torres. Ele não se lembra o que aconteceu depois, a noite em que sua vida mudou para sempre. Três anos e meio atrás, Juan Torres foi preso no que parecia ser um #estado vegetativo .
Ele estava acordado, mas incapaz de se comunicar com o mundo exterior. Ninguém esperava que ele se recuperasse. "O simples fato de que ele está falando agora para nós é verdadeiramente surpreendente," disse o Dr. Gabriel Weston, apresentador da série de televisão da BBC "Incredible Medicine".

O caso

Algo estranho aconteceu naquela noite em que Juan sofreu uma parada respiratória. Sua mãe, Margarita, chamou uma ambulância e ele foi levado para o hospital. Os médicos tentaram salvá-lo, mas "tiveram dificuldade em mantê-lo vivo", lembra Margarita. A família praticamente perdeu as esperanças.
Mas John sobreviveu. Ao contrário de outros pacientes com a síndrome de enclausuramento, ele nem mesmo conseguia se comunicar com os olhos. Os médicos já praticamente tinham desacreditado o paciente. Ele estava vivo, mas em um estado vegetativo e que seria irrecuperável.
Seu médico, Dr. Weston, dizia que era muito difícil se manter animado com a recuperação de Juan. Mas a mãe sempre teve esperanças.
E então um dia, sem aviso prévio e por razões ainda desconhecidas, algo extraordinário aconteceu. Uma rajada de risadas! Juan Torres tinha recuperado a possibilidade de comunicar e poderia se ver fora do hospital.
"Foi um dia ensolarado, bonito. Foi o primeiro dia em que saí da sala, levá-la para fora com meu marido", recorda Margaret.
"Eu estava fora e, em seguida, minha mãe disse algo como John, você vai ser sempre minha pequena Branca de Neve ... e eu ri", disse John.
Segundo o Dr. Weston, a ciência não pode explicar totalmente porquê John poderia de repente começar a se comunicar dessa forma. "Como e por que isso acontece com alguns pacientes, o que desencadeia ... são algumas das grandes questões da medicina", disse o médico. A grande dificuldade para os médicos é identificar quais pacientes estão em um verdadeiro estado vegetativo e que são consciente, mas incapazes de se comunicar.
Dr. Adrian Owen, neurocientista da Universidade de Western Ontario, está investigando exatamente isso. Owen observou John quando ele parecia estar em estado vegetativo. E quando soube que ele tinha se recuperado, novamente foi examiná-lo. Seu caso foi perfeito para entender o quanto realmente havia sido sua consciência. Dr. Adrian Owen acredita que 20% dos pacientes que estão em um estado vegetativo, aparentemente, têm consciência do que acontece ao seu redor.
O caso de John é raríssimo e objeto de um grande estudo sobre o estado vegetativo




Nenhum comentário:

Postar um comentário