quarta-feira, 22 de março de 2017

Cinco formas de amar

quarta-feira, 22 de março de 2017

Você alguma vez já reclamou daquele namorado ou marido que não ficava grudado em você o tempo todo, mas que ao mesmo tempo vivia trabalhando para manter as contas da casa em dia?
Você alguma vez já reclamou daquela namorada ou esposa que não fazia a comida que você gostava, mas que ao mesmo tempo adorava ficar pendurada no seu pescoço fazendo e pedindo carinho?
Então, deixa eu te contar uma coisa que me abriu os olhos recentemente:
  • Não é porque seu marido ou esposa não te dá tanto carinho como você acredita que seria o ideal que ele ou ela não gosta de você.
  • Não é porque a sua esposa ou marido não faz a comida que você gosta ou não cuide tanto da casa como você esperava que ela ou ele não gosta de você.
Existem cinco formas de comunicar o amor e infelizmente muitos relacionamentos acabam porque esperamos que a outra pessoa comunique o amor da mesma forma que nós.
  • Domingo de manhã e a pessoa que você gosta levanta da cama e vai para a cozinha fazer suco de laranja e cortar frutas para você fazer um café da manhã natural e gostoso.
Essa pessoa gosta de você, por mais que não fique te dando mil beijos ao acordar porque a maneira dela comunicar o amor é pelo servir e prover.
  • É sexta-feira à noite, você chega do trabalho e é recebido pela pessoa amada com um abraço na ponta da escada para você se sentir seguro e amado no seu lar.
Essa pessoa gosta de você, por mais que a casa esteja desarrumada e a comida por fazer porque a maneira dela comunicar o amor é pelo toque físico.
Perceber a forma como o seu companheiro ou companheira comunica o amor é um dos grandes presentes que a maturidade pode oferecer para o seu relacionamento.
Por vezes, criticamos e repreendemos a pessoa com quem estamos nos relacionando por pura falta de compreensão da forma como ela nos ama.
Cobramos, criticamos e ficamos cegos para todo o resto de comunicação amorosa que nos está sendo entregue por pura analfabetismo emocional.
  • A pessoa não ajuda em casa e não prepara o café da manhã para você, mas afirma o tempo todo que te ama, que gosta de você e que você é especial para ela.
  • A pessoa não te diz palavras de amor, mas o tempo que ela dedica para você, mesmo que pouco, é pleno e inteiro, sem interrupções.
  • A pessoa não fica tanto tempo com você, mas vira e mexe ela te dá pequenos presentes para deixar você mais feliz e sua vida material mais completa.
  • A pessoa não te dá presentes, mas independente de qualquer briga do dia anterior, ela levanta no outro dia ponto a mesa do café da manhã para você fazer seu desjejum.
  • A pessoa praticamente não arruma nada em casa, mas está sempre procurando você para te fazer mais e mais carinho, te dizer palavras de amor e se aconchegar em você.
Todo mundo aprende como dar e receber o amor um dia e o quanto antes você aprender isso, não vai precisar jogar fora uma história vivida só porque não compreendeu a forma que o outro transmitia o amor para você.
Se você está em um relacionamento hoje, vale à pena procurar no seu amor, quais são as formas dele ou dela comunicar seu carinho para você.
Porque pode ser que toda a sua raiva sobre a maneira como ele ou ela lida com você seja completamente ilógica já que através de outras atitudes o amor para você é revelado.
Bebi dessa sabedoria no livro “As Cinco Linguagens do Amor” de Gary Chapman que recomendo aos mais ávidos pelo assunto.
E sempre que leio ou falo sobre isso, me entristeço por esse tema que tanto influencia nossas vidas não estar presente na nossa formação como pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário